quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Eu não sou Border. Eu sou Hamires


Chega uma hora em que a gente percebe o quanto é necessário se desvincular do estigma de ter TPB – ou um outro transtorno qualquer -, mas entre perceber e realmente concluir a cessão do vínculo há uma enorme distância.

A criação deste blog é prova de quanto tempo faz que percebi esta necessidade, mas, observando meus sentimentos e atitudes, vejo que ainda tenho muitos passos a percorrer neste caminho.

Neste aspecto, me encontro em uma nova batalha. Das pessoas que pensam que o que acontece comigo é frescura, eu sempre tive um ódio mortal, mas havia um certo conforto em relação àqueles que me enxergam como “doente”, porque isto significa que eles tem sensibilidade e estão sendo sensíveis comigo.

Começo a sentir um desconforto agora com estes “sensíveis” também. Eu não quero ser tratada ou enxergada como alguém que tem uma “desvantagem”, uma “perna quebrada”. Eu quero ser vista como alguém como qualquer outra pessoa, que, como todo mundo, tem seus problemas, e, também como todo mundo, é perfeitamente capaz de viver e conviver com os problemas, utilizando suas habilidades, e até mesmo aprendendo novas habilidades.

Eu entendo que, antes de qualquer coisa, EU devo me enxergar como uma pessoa perfeitamente normal – utilizando a palavra “normal” por falta de termo mais adequado. Qual é? Ou eu sou uma frescurenta ou uma completa incapaz? Tem que haver um meio termo! Eu ainda não descobri este meio termo.

Admitir que, na realidade, o que pode nos travar ou impulsionar é a forma como nós nos definimos e não a forma como os outros nos definem é algo difícil. As frases reflexivas e filosóficas rolam como avalanche nas redes sociais, as pessoas compartilham e se identificam, mas não absorvem. Fala-se muito. Sente-se pouco.

Admitir que nós estamos só dizendo que depende da gente e blablablá, mas continuamos nos enxergando dessa forma restritiva é ainda mais difícil, porque não depende exclusivamente de pensamento, depende de emoção.

A consciência é fruto da emoção que se liberta, portanto, para haver consciência, é necessário haver emoção.

Este desconforto que comecei a sentir, esta raiva, é um sinal de que um outro passo eu dei nesta caminhada para me libertar do estigma. A questão agora é absorver. Mas como absorver? Como sentir? Como encontrar o meio termo e viver o meio termo? Como aceitar que eu sou “normal”?

Não depende dos outros. Isto é informação conhecida e disseminada. Depende de mim. Mas eu entendo que o caminho dentro de mim também é longo, o importante é não parar de caminhar.

Neste caso, caminhar é refletir. Refletir e refletir mais. A respeito do que eu sinto. E deixar que o sentimento se desenvolva e brilhe com a ajuda da reflexão.

Vamos fazer terapia, minha gente! Hahahahaha.

Um abraço carinhoso, e força. Sempre.

2 comentários:

  1. Olá, como vai? Convido você e a todos que adquiriram o TPB a conhecer o meu blog, que aborda exatamente sobre este transtorno. Um grande abraço.
    http://tpborderlinebrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse texto falou diretamente comigo, me deu muito ânimo... Hamires seus textos e seus vídeos foram uma das melhores coisas que me aconteceram...

    ResponderExcluir

Para permitir comentários anônimos, a moderação está ativada e seu comentário será publicado após revisão de um dos autores.

Obrigada pela visita! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...